PILANTRAGEM

BARRA-DOCUMENTÁRIO

SIMONAL

Wilson Simonal tinha um swing manero. O cara não falava, ele entoava. Não é exagero. Era tão figurássa, que se referia aos comunistas como “a turma da canhota” – numa referência à ‘esquerda’. No documentário Simonal – Ninguém sabe o duro que eu deiessas e outras qualidades podem ser vistas nesse personagem que fez falta pra alguns e ainda está esquecido pra outros.

A história não é nova: negro, pobre, talentoso, começa a cantar e fica famoso. Vira sucesso, se envolve num episódio controverso, sofre ataques da mídia, sua carreira começa a despencar e ele morre no ostracismo.  

O documentário é, basicamente, uma edição de depoimentos e imagens históricas das apresentações de Simonal. Falam sobre ele: seus filhos (Max de Castro e Simoninha), Chico Anísio, Boni, Ziraldo, Jaguar, Nelson Mota, Luis Carlos Miele e outros. Todos eles destacam a incrível capacidade que Simonal tinha de comandar as massas, entreter o público, fazer o papel de showman – que naquela época era bastante incomum no Brasil. Simonal foi um ícone pop, e o título do post revela um pouco isso, pois pilantragem era como ele apelidara seu estilo musical. Dá pra acreditar?

Mas depois da fama, dinheiro e mulheres, veio o tal episódio. O fato é que Simonal achava que tinha sido roubado pelo seu contador e por isso botou dois caras pra darem um aperto no sujeito. Infelizmente, esses dois caras eram do DOPS, e estamos falando dos tempos duros da ditadura. A mídia não admitiu aquilo, a classe artística pegou pesado com Simona, e o showman viu sua carreira e sua vida chegarem ao fundo do poço. 

Assitam. Simona vai balançar você – (o trocadilho é cretino, mas ele ia adorar).

NOTA-3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s